A auditoria tributária visa verificar se a empresa observa a legislação tributária. Com a complexa legislação no país e as elevadas multas e fiscalizações é relevante que as empresas não se descuidem deste setor tão sensível na empresa.
Uma auditoria tributária significa mais tranquilidade nas operações da empresa, sua forma de tributação e a oportunidade de discutir os impactos da tributação nas operações realizadas pela empresa. Os principais passos de uma auditoria tributária são:
1º Passo: Conheças as atividades da empresa.
Não basta ter conhecimento da legislação tributária se não entender as operações que a empresa realiza e qual é o impacto tributário que elas têm.
2º Passo: Realize os testes de acordo com o regime tributário da empresa.
Cada regime tributário possui testes específicos e alguns testes em comum. Por isso, é relevante que, ao iniciar a auditoria, conheça o regime tributário da empresa, para saber quais testes serão aplicados.
3º Passo: Verifique as bases de cálculo da empresa.
Teste as bases de cálculos da empresa, os tributos federais, estaduais e municipais. Verifique se a empresa segrega as receitas tributáveis e não tributáveis. Em relação às empresas do Lucro Real, a empresa deverá classificar corretamente também os custos e despesas. Neste caso, deverão ser verificadas as adições e exclusões na memória de cálculo de IRPJ e CSLL.
4º Passo: Verifique as declarações acessórias.
Não basta que as empresas apurem seus tributos corretamente, é necessário que as empresas informem de forma precisa nas declarações acessórias as informações tributárias para os órgãos fiscalizadores.
5º Passo: Verifique a contabilização.
A contabilidade deverá refletir a apuração dos tributos, os valores devidos, as compensações e os valores a pagar bem como as baixas destes pagamentos. Caso não reflita, a auditoria deverá orientar os ajustes a serem realizados.
6º Passo: Verifique se os pagamentos dos tributos.
Solicite as guias pagas e verifique se os pagamentos foram efetuados corretamente, se há tributos a pagar ou se foi pago a maior. A contabilidade deverá refletir estes fatos.
7º Passo: Emita uma folha de ajustes
Informe para a equipe fiscal e tributária todos os ajustes identificados e pontos críticos. Discuta com eles o que deve ser feito para os próximos períodos de forma que haja menos ajustes.
8º Passo: Emita o relatório final e a relatório de recomendações.
Emita o relatório com os principais pontos encontrados e o relatório de recomendações informando as melhorias que a empresa deverá fazer no próximo exercício.
Publicado em: www.lopesmachado.com